Blogue

Saint-Gobain NORPRO

Os leitos de suporte associados a catalisadores, são normalmente adquiridos no mercado como um material tipicamente “comodity” sem requisitos especiais.

A nossa representada Saint Gobain NorPro, fornecedora de referência deste tipo de materiais, tem uma perspectiva diferente, e continua empenhada numa melhoria contínua para apresentar materiais de elevada qualidade, com novas características que beneficiem toda a envolvente dos catalisadores em colunas integradas em processos de refinação (Hydrotreating, Hydrocracking, etc.).
 

 

Material cerâmico DENSTONE®

A Saint Gobain NorPro é uma empresa especializada na produção de materiais cerâmicos para a indústria química, petroquímica e de refinação. Para além dos tradicionais enchimentos para colunas (anéis Raschig, selas, pratos de suporte e distribuição), a NorPro dispõe também de materiais cerâmicos de alta qualidade empregues como leitos de suporte de catalisadores (Denstone 57, 99, 2000 e DeltaP).

Associado a estes leitos, está também disponível o material MacroTrap® de elevada porosidade para retenção de contaminantes indesejáveis que, de outra forma, se acumulariam no catalisador contaminando-o e aumentando a perda de carga.

Principais vantagens

Sem interacção com o leito e o catalisador

As esferas cerâmicas NorPro® DENSTONE® são monólitos internes fruto de tecnologia patenteada que eliminam a possibilidade de rachar ou lascar.
Vantagem:  Ao não existir interacção com o leito, a eficiência do processo é optimizada através da manutenção dum perda de pressão baixa e actividade catalítica elevada.
 

Sem contaminação

O material DENSTONE foi desenvolvido para maximizar a resistência à erosão e ao atrito e, por isso, minimizar a possibilidade de contaminação do catalisador.
Vantagem:  Ao ser evitada a contaminação do catalisador, é estendido o ciclo de vida do mesmo e são reduzidos os custos de operação.
 

Elevada resistência a choques térmicos

Fruto da tecnologia desenvolvida pela NorPro, as esferas cerâmicas resistem a choques térmicos de grande amplitude.
Vantagem: O meterial cerâmico DENSTONE mantém as suas propriedades físicas quando exposto a ciclos térmicos de amplitude elevada. Esferas de menor qualidade poderão partir, rachar ou lascar afectando a eficácia do processo e aumentando os custos de operação.
 

Sem envenenamento do catalisador

As esferas cerâmicas DENSTONE não contêm enxofre, boro e outros venenos que afectam os catalisadores. Além disto, o conteúdo de ferro lixiviável é menor que 0,1%. A análise de esferas DENSTONE sujeitas a ebulição e solução de ácido clorídrico a 10% durante 64 horas, revela um resíduo de ferro lixiviado de menos de 0,005% por peso. Em qualquer dos casos, o conteúdo de ferro encontra-se na forma Fe2O3. Outros testes indicam que cloretos e enxofre lixiviáveis são menos que 1 ppm do peso para esferas esmagadas e intactas.
Vantagem: Como não existe envenenamento do catalisador durante o processo, este ocorre de forma optimizada e, por isso, são evitados custos elevados relacionados com paragens de operação, substituição de catalisadores e perda de rendimento.

 

Aplicações comuns em refinarias:

  • Hydrotreating
  • Hydrocrackers
  • Hydrogenation
  • Reforming
  • Isomerization
  • Claus reactors